Quem sou eu

Paula Barros

eu-110x139
  • Porto, Portugal
  • Formadora de línguas
  • Tradutora
  • Lexicógrafa, SEO-Optimizer
  • apb@portuguesmente.com

Línguas são o meu mundo e o Português o meu universo, nasci e cresci no Porto. A minha vida familiar e académica permitiu-me dominar também a variante brasileira (Rio de Janeiro).

Entre 1985 e 1990, estudei na Universidade do Porto, Faculdade de Letras onde me licenciei em Línguas e Literaturas Modernas, na variante Português e Alemão. Mais tarde iniciei a variante de Inglês e Alemão, mas não acabei por começar então a trabalhar para a Porto Editora.

A minha vida profissional como professora/formadora freelance de línguas começou no CIAL (agora fechado no Porto) com o ensino de Português como língua estrangeira, onde trabalhei com alunos das mais variadas origens e culturas.

Em 1992 no Encounter English, ensinei primeiro Alemão e depois Português PLE e fui também responsável pelo departamento de Alemão. Até 1997 e paralelamente aos institutos referidos ainda trabalhei para várias escolas de línguas e ensinei os fabulosos alunos de enfermagem da então Escola Superior de Enfermagem D. Ana Guedes.

Entre 1990 e 1997 também trabalhei como tradutora sobretudo na tradução de documentos jurídicos, médicos e técnicos (de Inglês, Alemão, Francês e Espanhol para Português).

De 1997 a 2000 trabalhei para a Porto Editora como Lexicógrafa nas edições dos dicionários bilingues Alemão – Português e no Dicionário Editora de Língua Portuguesa. Em 2000 mudei-me para a Alemanha, onde vivi 5 anos e além de colaborar como freelance com a Porto Editora, iniciei um projeto de ensino de Português, Portugiesisch-in-München, onde ensinei Português a empregados de várias empresas como a Infineon, BMW, Böhme e a vários clientes particulares.

Em 2005 nasceu o meu filho, e regressámos a Portugal, onde continuei a trabalhar como lexicógrafa para a Porto Editora, desta vez na revisão do Dicionário Editora Português-Alemão , para me adaptar às mudanças nacionais fiz o CAP, e dou desde 2009 formação de Alemão e Inglês no IEFP, continuo a trabalhar como tradutora agora com novos clientes como a EFACEC, Adclick, Construtoras e algumas agências de tradução e em otimização de SEO.